Internauta sofre acidente e decide fazer campanha de doação pela web

No último dia 10 de agosto a especialista em mídias sociais, Ana Carolina Rocha, sofreu um grave acidente ao atravessar a rua fora da faixa de pedestres. A jovem, de 23 anos, conhecida no site de relacionamentos Twitter por Tchulim, ou @tchulimtchulim, foi atropelada por um ônibus em São Paulo, em um dia chuvoso. Ela ficou presa embaixo do veículo pelo quadril, sofreu várias lesões e teve uma grave hemorragia. Como se não bastasse, ela quebrou o braço esquerdo e o tornozelo, teve uma lesão na bexiga e precisou passar por cirurgias. Para isso, utilizou várias bolsas de sangue. Foi aí que ela percebeu a importância da doação.

Para o Ministério da Saúde, o ideal é que o Brasil recolha quase seis milhões de bolsas de sangue por ano, porém, são coletadas apenas 3,5 milhões. Carolina sabia que precisava chamar amigos e parentes para repor as bolsas que foram utilizadas em sua cirurgia. Ela e a jornalista Ana Carolina Moreno, a @anarina do Twitter, então tiveram a idéia de usar a internet para estimular a solidariedade.

A jornalista foi até o hospital onde Carolina está e decidiu gravar um vídeo. “Quando minha amiga veio, a ideia era utilizar as nossas redes para compartilhar a divulgação”, explica. Mas, assim que o vídeo ficou pronto, amigos das duas fizeram um tumblr, uma espécie de blog, e a iniciativa acabou virando campanha aberta na web: “Vai, doa!”. Todos os amigos de Carolina possuem perfis em redes sociais e exercerem influência através deles. Só Carolina, por exemplo, possui mais de 17.400 seguidores no Twitter. “E nada mais justo que usarmos isso para fazer a ação de doação!”, antecipa.

Por causa do acidente, Carolina se sentiu sensibilizada a colaborar com a vida até de quem ela não conhece. “Percebi que pessoas que nunca vi salvaram minha vida. Me tornei muito mais grata do que já era e aprendi a nunca mais atravessar fora da faixa (risos)”. Ela ainda está no hospital. Mas, apesar de sofrer com as dores e ainda estar em fase de recuperação, a jovem não desanima e aproveita pra deixar um recado: “independente do que acontecer na sua vida, por pior que pareça, sempre vai ter algo de positivo. Se apegue a isso. Você pode fazer a diferença, salvar uma vida, e isso não demora mais que 30 minutos”.


SAIBA MAIS:
- Twitter da campanha: @vaidoa
- Sobre o acidente da Tchulim: http://www.tchulim.com.br/2011/08/o-acidente/#more-109


---
Veículo: Site da campanha sul-americana Vida por Vidas, de doação de sangue.


Data da publicação original: 14/09/2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário