As cigarras também fazem xixi


Se existe uma melodia que faz parte do verão essa com certeza é o canto da cigarra. O som emitido por esse inseto pode ser comparado ao barulho de uma britadeira, já que ambos podem atingir facilmente 120 decibéis e alcançar até um quilômetro de distância.

Na verdade, o som – entoado principalmente nas horas mais quentes do dia – é produzido no abdome da cigarra macho, que canta na tentativa de atrair uma fêmea para o acasalamento. Além disso, por ser tão forte, o canto também serve para repelir predadores, como pássaros, que possuem audição muito sensível. Com dificuldades de ouvir perfeitamente, as aves predadoras acabam se afastando dos insetos cantores.


Mas não é somente o canto que caracteriza as cigarras. É muito comum, ao aproveitarmos as sombras oferecidas pelas árvores no verão, sentirmos respingos, gotículas que saem das árvores. Na verdade, o líquido é proveniente das cigarras, que se alimentam de grande quantidade de seiva das árvores. Por isso, devido às características do organismo desses insetos, a parte líquida desnecessária para sua sobrevivência é expelida em forma de gotas pouco tempo após ser aspirada, é como se a cigarra estivesse fazendo xixi ao ar livre.

Esse líquido só é excretado pelas cigarras porque é desprovido de aminoácidos, nutriente necessário para o crescimento. Mas, por outro lado, por ser rico em açúcares, acaba servindo de alimento para as formigas.

Abaixo, veja o ciclo de vida de uma cigarra.




---
Veículo: Portal da Educação Adventista no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário