Desligar para preservar

Computador ligado sem uso é prejuízo para o Meio Ambiente


Um grupo de estudantes universitários quer convencer jovens a desligar o computador durante uma hora por dia com o objetivo de preservar o Meio Ambiente. A explicação é que os computadores que sustentam a rede de internet dependem de energia elétrica para funcionar. E essa energia, por sua vez, é obtida através da queima de carvão ou de outros combustíveis fósseis.


Sendo assim, a internet acaba sendo a responsável por cerca de 2% de todas as emissões de CO2 liberadas na atmosfera. Sem contar que os computadores consomem energia até quando estão em stand by – ligados, mas sem uso. Ou seja, para quem costuma se conectar ao Messenger, o programa de mensagens instantâneas, e deixá-lo de lado, saiba que 60% da eletricidade consumida pela Microsoft para manter seu MSN conectado é desperdiçada, já que as máquinas da empresa, lá nos Estados Unidos, ficam ligadas sem serem usadas.

A ideia dos estudantes, então, foi propor aos internautas, através de um blog e participação em várias redes sociais, desligar-se do computador por, pelo menos, uma hora durante do dia. “A nossa idéia para o futuro é criar um site onde possamos juntar todas as pessoas interessadas em um mundo mais sustentável porque assim nós conseguiremos uma interação maior entre elas”, explica o estudante de publicidade Jonhnes Carvalho, idealizador do projeto “Uma hora Sem Pc” (1h100Pc).

Como resultado do desejo de, sem ganhar dinheiro em troca, mobilizar pessoas a pensarem sustentavelmente, a campanha logo ganhou adeptos. Jonhnes conta como o escritor brasileiro Paulo Coelho, por exemplo, apoiou a iniciativa do grupo. “O mais legal foi o [recado via Twitter] do Paulo Coelho que, inclusive, entrou no blog e deixou um comentário agradecendo por uma postagem especial que fizemos sobre algumas frases dele”, comemora.

Segundo Jonhnes, mais de três mil pessoas já se cadastraram nas redes sociais onde o projeto está presente. Em 2008, inclusive, participantes da iniciativa penduraram computadores em janelas de um prédio para chamar a atenção sobre o problema de deixar o computador ligado sem que alguém o estivesse usando.

“Essa ação foi noticiada positivamente em mais de 20 blogs, sites e portais de notícias e também foi aprovada pelos portais ecológicos IBFlorestas, Inclusão Brasil e Eco legal”, conta o estudante. Indagado sobre a data de término do projeto 1h100Pc, ele não hesita: “Não tem. Porque o objetivo é que a ideia se espalhe pelos usuários. Queremos que as pessoas comprem a causa do respeito ao Meio Ambiente. Sendo assim, a campanha nunca vai deixar de existir”, conclui.



---
Veículo: Globo Campinas - EPTV. Site Terra da Gente.


Data da publicação original: 15/11/2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário